× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3246-6129
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






Saiba o que é o sistema de abastecimento de água
A superfície terrestre é coberta por, aproximadamente, 70% de água. Dessa maneira, existe apenas um pequeno percentual de águas superficiais para as atividades básicas do ser humano. A água doce corresponde a 3% desse valor total, sendo que a maior parte está concentrada em geleiras.
Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a água encontrada na natureza. Muitas pessoas acreditam que ela pode ser usada para consumo, mas isso não é verdade. Até mesmo a água que cai da chuva contém impurezas, de modo que o seu uso não é recomendado.
Antes de mais nada, é preciso que a água própria para consumo obedeça alguns requisitos básicos de potabilidade. Assim sendo, é importante que ela não apresente nenhuma substância que possa alterar o seu padrão, pois será considerada poluída por conta disso.
Se a água pública não é disponibilizada em um determinado local por conta do sistema de abastecimento, ela pode ser adquirida através do uso de poço artesiano.

O que é o sistema de abastecimento?

O sistema de abastecimento de água nada mais é do que um conjunto de obras, equipamentos e serviços que possui o objetivo de distribuir água potável, tanto para consumo doméstico, quanto para uso na indústria, serviços públicos, entre outros. Esse sistema é definido em dois aspectos:

Um sistema de abastecimento de água consiste no conjunto de obras, equipamentos e serviços com o objetivo de levar água potável para uso no consumo doméstico, indústria, serviço público, entre outros. Esse sistema tem alguns objetivos específicos definidos em dois fatores: o aspecto sanitário e social, e o aspecto econômico, como podemos conferir abaixo:

Aspecto sanitário e social

  • Aumento da expectativa de vida da população;
  • Controle e prevenção de doenças;
  • Conforto, bem-estar e segurança;
  • Limpeza pública facilitada;
  • Implantação de hábitos higiênicos, entre outros.

Aspecto econômico

  • Redução da mortalidade;
  • Aumento da vida média do indivíduo;
  • Proteção de mananciais;
  • Controle da qualidade da água;
  • Facilitar a instalação de indústrias, entre outros.

Unidades do sistema de abastecimento

Formado por diversas unidades, o sistema de abastecimento de água precisa delas para funcionar corretamente. As principais são:

Manancial

Fonte na qual a água é retirada para abastecer determinada região.

Captação

São os equipamentos e instalações que possibilitam a retirada de água do manancial e a sua posterior colocação no sistema de abastecimento.

Adução

Tubulação responsável por ligar a captação de água ao tratamento da rede de distribuição.

Tratamento

Tratamento da água realizado de maneira completa, sendo processado normalmente com cloro e flúor. Mas depende da água captada.

Reservatório

Possui a finalidade de armazenar a água, atendendo a todas as demandas de emergência, de modo a manter uma pressão satisfatória na rede, atendendo à variação de consumo.

Rede de distribuição

Unidade do sistema responsável pelo transporte da água do reservatório, diretamente para os consumidores.

Ramal domiciliar

Nada mais é do que a ligação feita da rua diretamente para a residência.

Conclusão

Assim sendo, se você busca uma empresa que faça rede de abastecimento, prezando a qualidade dos serviços prestados, e um atendimento qualificado para os seus clientes, a Forte Azul é o nome certo. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento!

 

Summary
Saiba o que é o sistema de abastecimento de água
Article Name
Saiba o que é o sistema de abastecimento de água
Description
O sistema de abastecimento de água consiste no conjunto de obras, equipamentos e serviços com o objetivo de levar água potável a várias regiões.
Author
Publisher Name
Forte Azul
Publisher Logo