× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3246-6129
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






Projetos

Projetos 3D!A Forte Azul planeja, projeta, constrói e gerencia projetos de infraestrutura e engenharia civil com poderosas ferramentas de modelagem de informações de construção.

Para que um projeto 3D se realize da melhor maneira possível, foi criado um conceito denominado como BIM (Building Information Modeling), ou em bom português, Modelagem de Informações da Construção.

A metodologia de BIM engloba diferentes aspectos, responsáveis por abordar o ponto inicial de uma tecnologia até o exato momento da execução de um processo de construção.

Porém, mesmo sendo uma técnica que já é parte integrante da realidade do mercado de engenharia, ainda suscita algumas dúvidas e questionamentos acerca da sua real definição e utilidade.

Definição de BIM

O BIM possui vários conceitos que, na verdade, se complementam. Dessa maneira é preciso compreender que ele se trata de uma representação virtual de um projeto, mas não apenas isso.

Chuck Eastman, professor do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, o define como “uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração de um modelo virtual”.

Assim sendo, a explicação de Eastman engloba a utilização do BIM como uma representação virtual capaz de gerar um banco de dados que fornece os elementos necessários para auxiliar todas as fases da construção.

Conceito

O BIM pode ser compreendido como um modelo que, para além das características de organização da informação, faz a integração de todos os agentes e disciplinas atuantes no desenvolvimento de um determinado projeto.

Por conta das características físicas da construção serem representadas na sua própria geometria, as outras informações funcionais acabam adicionadas à edificação, desse modo tornando-se parte essencial da concepção.

Essas informações podem ser utilizadas de maneira a não apenas auxiliar uma construção específica, mas a simular questões tão diversas como a ação da estrutura em questões climáticas e sobre o consumo de materiais, por exemplo.

Por se tratar de um conceito destinado a engrandecer um projeto e facilitar a execução e gestão de uma obra, o BIM não pode ser considerado uma simples visualização em 3D de alguma ideia.

Assim sendo, ele corresponde a uma construção virtual que integra as informações essenciais do projeto de modo colaborativo durante todo o ciclo da obra, e não apenas ao momento de sua simples e pura execução.

Benefícios

O uso do BIM tem sido elogiado no sentido de proporcionar melhorias nos cronogramas, estimação e análise de riscos, de tal forma que acaba possibilitando um melhor gerenciamento de instalações.

Ainda assim, ele propicia a oportunidade de se buscar (e tentar) soluções prévias, de modo a fazer a prototipagem virtual da estrutura, antes mesmo dela ser construída no local destinado.

Com efeito, as partes do projeto, para garantir níveis excelentes de precisão e integridade, podem avaliar e mostrar alternativas capazes de oferecer novas possibilidades de custo, e a propiciar uma nova revisão de parâmetros.

O uso do BIM ainda facilita o fluxo de trabalho, ajudando os participantes do projeto de forma conclusiva e independente dos softwares que eles utilizam para a estruturação do projeto.

Fora outras situações facilitadoras, como a integração entre desenhos e cálculos, e análise da localização ideal para a construção, avaliando os impactos geográficos e sociais que ela pode vir a causar.

Abaixo você pode verificar exemplos de projetos 3D que utilizam os elementos de BIM como exemplos para a definição de caminhos a seguir dentro de uma obra:

Residencial – Rancho da Lagoa – Contenda

Projeto 3D do Estacionamento e Churrasqueira

Sobrado com Churrasqueira

Bar Universitário

Churrasqueira em Condomínio

Loteamento – Rancho da Lagoa

Outros Projetos

Criamos projetos coordenados, consistentes e completos baseados em modelos

projetos-3d-forte-azul

Usamos o Revit® para aumentar a eficiência e a precisão ao longo do ciclo de vida do projeto, desde o projeto conceitual, a visualização e a análise até a fabricação e a construção.

Se você possui alguma dúvida sobre os nossos serviços, entre em contato conosco

Também aproveite para solicitar um orçamento ou avaliação inicial do projeto sem compromisso.

Projeto Arquitetônico, elétrico, hidráulico e estrutural – 250 m² – Cic – Curitiba PR

Engenheiros experientes em projeto e execução de Rodovias e vias urbanas!