× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3246-6129
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






O que são fontes de energias renováveis?

Recursos naturais que oferecem características inesgotáveis, as fontes de energia renováveis são utilizadas para promover a geração de energia. Uma de suas principais características, além de um benefício, é a de evitar agressões ao meio ambiente.

Existem vários exemplos de fontes de energias renováveis importantes:

  • Luz, gerada por energia solar;
  • Ventos, gerados por energia eólica;
  • Marés, geradas por energia maremotriz;
  • Ondas do mar, geradas por energia ondomotriz;
  • Calor da terra, gerado por energia geotérmica;
  • Biomassa, como combustível.

Como dissemos, as fontes de energia renováveis são inesgotáveis, mas existem aquelas que não são renováveis, responsáveis por acabar com o uso exagerado de produção de energia e combustíveis.

Desse modo, alguns exemplos de fontes de energias não renováveis são os combustíveis fósseis, entre eles o petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.

O que são fontes de energia não renováveis?

Elas podem ser definidas como fontes de energia geradas por recursos naturais que não se renovam. Entre aquelas que se esgotam mais rapidamente, estão os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, e a energia nuclear.

O que são as energias renováveis?

Energias resultantes de recursos renováveis, este tipo apresenta características inesgotáveis. Entre os seus exemplos mais notáveis estão a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e energias emergentes, como a solar e eólica. 

As novas energias renováveis

Mesmo sendo categorizadas como novas, as energias renováveis são tecnologias que já estão presentes em nossa rotina há muitas décadas, mas ainda apresentam características que precisam de um melhor desenvolvimento.

Nos últimos anos, novas energias renováveis estão sendo desenvolvidas, mas ainda não são aplicadas na quantidade exata. Os exemplos mais notáveis são a utilização da água salobra e do hidrogênio, além da tecnologia de fotossíntese artificial.

O que são as energias não renováveis?

Energias provenientes de recursos não renováveis, as energias não renováveis tendem a acabar com o uso no decorrer do tempo de forma bastante rápida. O petróleo e o carvão mineral são as mais comuns, como citamos alguns parágrafos acima.

Qual a diferença entre energias renováveis e não renováveis?

A diferença principal entre as fontes de energias renováveis e não renováveis diz respeito à sua limitação de uso. Enquanto os recursos renováveis são infinitos, as energias não renováveis, como o próprio nome já diz, tendem a acabar se o seu uso for exacerbado.

Quais as principais fontes de energia renovável utilizadas no Brasil?

O Brasil é um país que oferece as principais fontes de energia, representadas pelas hidrelétricas, e responsáveis por mais da metade da geração de energia no país. Muitas dessas energias vêm ganhando reconhecimento e aumento de uso.

A energia solar e eólica foram as que mais ganharam reconhecimento nos últimos tempos. 

Confira abaixo aquelas que são as principais fontes de energia renováveis utilizadas tanto no Brasil quanto no resto do mundo!

  • Energia solar;
  • Energia oceânica;
  • Energia geotérmica;
  • Energia da biomassa;
  • Energia hídrica;
  • Energia eólica.

Conclusão

Se você se interessou em saber mais sobre as fontes de energia renováveis, ou deseja adquirir os serviços em relação a elas, conte com a Forte Azul para concretizar seu projeto. Entre em contato conosco!

Summary
O que são fontes de energias renováveis?
Article Name
O que são fontes de energias renováveis?
Description
Além de evitar agressões ao meio ambiente, elas são responsáveis por promover a geração de energia.
Author
Publisher Name
Forte Azul Engenharia
Publisher Logo