× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3246-6129
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






A Estrutura de um Telhado

O telhado é uma estrutura desenvolvida para cobrir e proteger a área interna de uma edificação da entrada de raios solares, água das chuvas, insetos e outros animais.

Quando bem concebida, confere ao projeto isolamento acústico e térmico, além da beleza estética. 

Em geral os telhados são compostos por uma estrutura (madeira, metálica ou pré-fabricada) que servem de apoio para fixação das telhas (que por sua vez podem ser cerâmicas, de fibrocimento, de vidro, etc) inclinadas conforme orientação do fabricante de modo a impedir a formação de poças sobre a estrutura e guiar as águas para as calhas. 

Em geral, eles devem ser resistentes à ação do vento, apresentar impermeabilidade e baixa deformação devido à sobrecarga, ser durável e de fácil manutenção.

TELHADO DE MADEIRA

Em geral, a estrutura de um telhado de madeira é composta pelos seguintes elementos:

1. Terças: 

Elementos longitudinais que servem de apoio para os caibros. Em geral, suas medidas são vendidas de maneira padronizada pelas madeireiras, com seção de 6 x 12cm ou 6 x 16 cm e comprimentos que variam de 2,5 a 5 metros.

2. Caibros: 

Estrutura imediatamente acima das terças, responsáveis pela sustentação das ripas. As medidas das peças são vendidas com seções de 5 x 6cm, 5 x 7cm ou 6 x 8cm e comprimentos variando de 2,5 a 5 metros.

3. Ripas: 

Estrutura em que as telhas são assentadas. Devem ser posicionadas conforme espaçamento recomendado pelo fabricante de telhas e de modo a permitir a passagem do trabalhador. São vendidas com seção de 1 x 5 cm e comprimentos em torno de 5m.

4. Telhas: 

Podem ser cerâmicas, de fibrocimento, metálicas, de vidro, shingle, policarbonato, de concreto, entre outras. No ponto mais alto do telhado (e no encontro de duas águas) são instaladas telhas com formato diferenciado para compor a chamada “cumeeira”.

5. Tesoura: 

Estrutura também chamada de “oitão”, quando projetada em madeira é composta pelos seguintes elementos:

a. Linhas: 

Vigas responsáveis por receber e resistir aos esforços de tração gerados pela sobrecarga do telhado.

b. Pendurais: 

Elementos vertical posicionado na linha central da tesoura que conecta a linha até a cumeeira.

c. Empenas ou pernas: 

Elementos inclinados conforme declividade do telhado, definidas pelo fabricante da telha escolhida.

d. Escoras ou diagonais:

Elementos responsáveis pela ligação da perna e a linha.

6. Águas: 

Número de caimentos de um telhado.

7. Rufos: 

Elementos geralmente de alumínio, são fixados no encontro do telhado com a alvenaria ou ainda entre as águas. São responsáveis por encaminhar as águas das chuvas coletadas nas calhas.

8. Calhas: 

Elementos de aço galvanizado, alumínio ou PVC que coletam as águas do telhado e as encaminham ao solo ou ao reservatório. 

Telhado em Curitiba

Por mais que haja explicações específicas no artigo acima, para realizar a construção de um telhado com excelência, são necessários profissionais para o fazer. 

A Empresa de Engenharia em Curitiba, Forte Azul, possui pessoal capacitado para realizar a obra da melhor forma, com os melhores engenheiros civis.

Além disso, também conta com uma vasta experiência no ramo desde 2015, tendo realizado inúmeras obras bem sucedidas. Entre em contato agora mesmo e peça seu orçamento.