- 25 de janeiro de 2021
- Posted by: SEO
- Category: Sem categoria
Por ser uma parte importante de toda e qualquer obra, a drenagem de terreno evita o aparecimento de transtornos futuros, como as infiltrações, que podem causar problemas como desabamentos e curto-circuitos. Desse modo, elaboramos esse artigo para você saber quais as melhores práticas para atingir esse resultado com perfeição. Confira!
Por que fazer a drenagem de terreno?
A água, se usada de maneira correta, ajuda a tornar a construção muito mais bonita (como podemos ver em lagos e fontes). Mas, caso contrário, ela vira uma dor de cabeça, principalmente em locais específicos e sem contenção, ocasionando desastres e problemas estruturais, como as infiltrações e seus desdobramentos.
Assim sendo, a água que fica acumulada do lado de fora da casa é capaz de estragar estruturas e, em terrenos irregulares, pode causar deslizamentos. Dessa maneira, uma drenagem de terreno bem feita é o melhor caminho para garantir mais segurança à sua obra.
Como fazer a drenagem de terreno?
Classificada pela engenharia civil como uma forma de captação da água das chuvas, a drenagem de terreno possui vários métodos que levam em conta a estrutura, o terreno e o tipo de obra. Abaixo abordamos algumas maneiras de se realizar a drenagem, mas lembre-se: nunca deixe de consultar um engenheiro ou mestre de obras para saber qual o melhor procedimento a se realizar!
Inclinação
Sendo uma das maiores preocupações na hora de se fazer a drenagem, a inclinação influencia tanto para o acúmulo de água quanto na durabilidade do pavimento. Assim sendo, é indicado que as superfícies pavimentadas não sejam completamente planas, justamente para a água poder escoar com maior facilidade e evitar a formação de infiltrações.
Do mesmo modo, as superfícies não podem ser íngremes demais, por conta da possibilidade de erosão. Sempre deve-se apelar para o meio termo, com base no terreno e na quantidade de água que ele recebe em dias chuvosos.
Calhas e bueiros
As calhas e bueiros são ferramentas utilizadas para ajudar a água a seguir o seu curso pela cidade. O sistema de coleta é o responsável por fazer esse trajeto, através das redes de tubulações subterrâneas, levando a água para os rios, córregos e áreas não habitadas, de modo a evitar o acúmulo dela em regiões habitadas.
O sistema é feito em casas, quando ocorre a drenagem de terreno. A sua distribuição é realizada através de calhas e sistemas, que captam e fazem a chuva escoar, direcionando-a para a rua, e fazendo-a seguir o seu curso natural.
Qualidade e manutenções
Para que a qualidade na drenagem de terreno permaneça, é importante utilizar materiais de primeira qualidade, além de realizar manutenções constantes para evitar o surgimento de problemas grandes no futuro.
Durante a construção, fique atento à mão de obra. Sempre escolha aquela que for melhor qualificada. As construções exigem diferentes tipos de drenagem, e profissionais que tenham capacidade de direcionar as obras.
Conclusão
A drenagem de terreno é importante para sua obra. Portanto, se precisar de profissionais capacitados para fazer a drenagem de terreno, conte com a Forte Azul. Será um prazer atendê-lo!