× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3246-6129
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






CUIDADOS PARA TOMAR COM A REDE ELÉTRICA

Não é segredo que a rede elétrica, mesmo sendo extremamente útil nos dias de hoje, é também muito perigosa se você não  tomar os devidos cuidados.

Muitas pessoas morrem por não estarem atentos aos lugares em que se encontravam, ou ignorar as medidas de proteção indicadas.

Os fios dos postes têm uma voltagem em torno de 13.000 volts, podendo chegar em altas tensões. 

Chegar perto deles nem sempre é uma boa ideia, já que a proximidade de 15 cm já possibilita uma descarga elétrica grande o suficiente para causar queimaduras graves, mutilações e até morte.

Quando precisar trabalhar ou fazer alguma outra coisa perto desses postes, contrate uma equipe competente e sempre preste atenção nas seguintes questões:

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO: 

Sempre mantenha uma distância segura de no mínimo 1m (um metro), se ainda tiver que estar perto. 

O ideal é o mais longe possível para não haver o perigo dos objetos encostarem nos fios, levando a carga para seu corpo. 

Andaimes também não devem ser montados próximos, já que eles são feitos de metal: um grande condutor de eletricidade.

LIGAÇÕES INDEPENDENTES:

É importante ressaltar que o famoso “gato” é crime. 

Além disso, a falta de conhecimento se tratando da rede elétrica, pode trazer consequências gravíssimas, como citadas no início do artigo. 

A chance de morte não é baixa, considerando que alguns lugares têm a tensão tão alta que podem até derreter a carne humana. 

Sempre conte com o auxílio de um profissional, que sempre está bem equipado e preparado para mexer em fios elétricos, com o conhecimento em dia.

TELHAS, CALHAS E RUFOS: 

Considerando que estes elementos em sua maioria, são de metal, eles podem ser agentes de caos se entrarem em contato com os fios elétricos na hora errada. 

Quando estiver com um projeto de obra, observe bem e se informe se não haverão postes de energia tão próximos do local desejado.

MANUTENÇÃO: 

Sendo ela geral ou específica, é importante que para realizá-la, os disjuntores estejam todos desligados para não haver danos. 

Se eles permanecerem ligados, há perigo da pessoa que está mexendo ser eletrocutada, por isso, voltamos a falar: vale mais a pena contratar um profissional experiente do que colocar sua vida em perigo. 

Ele estudou e se preparou para fazer o que faz.

FIOS DESENCAPADOS: 

Antes de qualquer atividade que envolva energia elétrica, sempre observe os fios das máquinas e equipamentos que você usará. 

Se atente aos cabos. 

Se estiverem danificados por algum motivo, veja se é um problema que dá para arrumar com fita. 

Sendo algo mais avançado, leve a uma empresa de consertos para não correr perigo.

REDE ELÉTRICA SUBTERRÂNEA: 

Embaixo do solo correm alguns cabos de condução de energia para a distribuição chegar a todos da sociedade. 

Então antes de começar uma construção, é imprescindível que você mapeie o solo através de informações obtidas na sede da empresa que cuida da energia local. 

Aqui em Curitiba, por exemplo, a Copel é essa empresa responsável.

Agora que você sabe quais cuidados tomar com as correntes elétricas, e sabe que é necessário chamar profissionais para lidarem com esse assunto, conte sempre com a Forte Azul Engenharia para te auxiliar nesse quesito.