- 14 de agosto de 2020
- Posted by: SEO
- Category: Rua
Significados das sinalizações de trânsito
A sinalização de trânsito é imprescindível para a organização e orientação tanto dos condutores de veículos quanto de pedestres não só nas ruas e avenidas, mas também dentro de espaços privados como estacionamentos, complexos industriais, condomínios residenciais ou qualquer espaço em que haja circulação pública.
Em vias públicas a compra e instalação é de obrigação do poder público responsável pela via. Em vias privatizadas a responsabilidade da compra, instalação e manutenção passa a ser da empresa administradora do espaço.
Ela é essencial para a comunicação não verbal entre os condutores, pedestres e agentes de trânsito onde uma reação não pode demorar a acontecer, além de contribuir para a diminuição do número de acidentes. Esta é dividida em:
Sinalização vertical
Subsistema com mais de 100 placas padronizadas posicionadas ao longo das vias públicas (ou espaços privados) com símbolos intuitivos para os condutores, além das sinalizações luminosas. São classificadas em placas de advertência, regulamentação e indicação, diferenciadas por cores e formatos para auxiliar o motorista na tomada rápida de decisão.
Sinalização de advertência
Em sua grande maioria são amarelas com bordas pretas e em formato de losango. Advertem sobre potenciais perigos na via, restrições e eventuais obstáculos.
Sinalização de regulamentação
Marcada por símbolos pretos, inseridos em um fundo branco e com contorno vermelho, compreende as regras, limitações, responsabilidades e proibições que devem ser obedecidas pelos usuários da via.
Sinalização de indicação
Abordam informações que não se relacionam com as situações apresentadas nas sinalizações de regulamentação. Os elementos indicam distâncias, pontos turísticos, pontos de referência, acessos a localidades, postos de fiscalização, postos de gasolina. Suas formas e cores são diferenciadas, para facilitar o entendimento.
Em geral, as cores:
- VERDE e BRANCO indicam destinos e distâncias;
- MARROM e BRANCO indicam pontos turísticos ou de interesse;
- PRETO e BRANCO identificam rodovias e informações educativas;
- AZUL e BRANCO indicam serviços de interesse presentes ao longo da via, como pedágios, hospitais, estacionamentos, hotéis e postos de combustível, além de demarcar a quilometragem das rodovias.
Sinalização horizontal
Todas as sinalizações como: linhas, símbolos e marcações pintadas no pavimento tem por objetivo organizar o fluxo dos veículos e controlar situações incomuns – como obras os reparos na via. As sinalizações horizontais foram padronizadas em cinco cores, cada uma com um objetivo:
- a cor BRANCA auxilia nas regras de ultrapassagem uma vez que divide as faixas de circulação de mesmo sentido, além de representar as faixas de pedestres e pintura de símbolos e legendas;
- a cor AMARELA demarca fluxo de sentidos contrários e demarca obstáculos;
- a cor VERMELHA demarca símbolos de hospitais, ciclofaixas e ciclovias;
- a cor AZUL é utilizada em áreas de estacionamento e paradas de embarque/desembarque de pessoas com deficiência física;
- a cor PRETA contrasta com o pavimento e a cor da pintura.
As linhas de sinalização horizontal podem ser utilizadas para divisão de faixas, criar marcas delimitadoras de estacionamento, marcas transversais, marcas de canalização e redirecionamento de fluxo.
São utilizados símbolos e legendas como “REDUZA”, “ATENÇÃO” ou “PARE” para reforçar e complementar as informações expostas na sinalização vertical.