× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3246-6129
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






Como funciona o sistema de abastecimento de água?

No texto anterior do nosso blog, abordamos as principais características do sistema de abastecimento de água. Mas você deve ter se perguntado: mas e o funcionamento dele, como é? Para esclarecer a dúvida, damos continuidade com a elaboração desse post, para que todas as suas respostas sejam respondidas.

Desse modo, é bom saber que nem toda água doce que é encontrada na natureza deve ser consumida pelo ser humano. Até ela ser considerada potável, é preciso que atenda exigências específicas que atestem toda a segurança em relação à saúde humana.

Portanto, para que isso ocorra, é necessário um sistema de abastecimento de água capaz de captar, tratar, reservar e distribuir essa água em uma determinada região, de modo a garantir o acesso de todas as pessoas ao consumo saudável de água.

Em contrapartida, é preciso que o sistema de abastecimento seja muito bem projetado para atender à demanda exigida, evitando toda e qualquer falha na transmissão.

Muito provavelmente quando você abre a torneira da sua casa, não deve ter pensado em como é a estrutura por trás desse ato. Desse modo, preparamos esse artigo para esclarecer a principal dúvida: afinal, como funciona o sistema de abastecimento de água? Confira!

Projeto do sistema de abastecimento

Fundamental para uma comunidade, o abastecimento de água necessita de um sistema bem estruturado para que o líquido, além de potável, seja destinado sem nenhum tipo de falha até o consumidor final.

Assim sendo, diversos fatores devem ser considerados na hora de projetar esse sistema. Da população que será atendida, até as necessidades daquele local, passando pela escolha do manancial, tudo deve ser pensado com o máximo cuidado para manter a qualidade da água.

Com a retirada de água sendo feita de lagos, rios ou represas, ela é transportada por bombeamento ou pela força da gravidade, para que a água possa chegar até à superfície. Se caso o manancial for subterrâneo, a água será distribuída por poços artesianos, cavados em torno de 50 a 100 metros, para atingir os lençóis.

Tratamento e distribuição

Como foi dito, nem toda água doce pode ser considerada potável, muito menos boa para consumo. Portanto, após ser captada no manancial, ela é direcionada para as estações de tratamento e, antes de ser distribuída à toda população, ela passa por algumas fases, que são primordiais para que a sua qualidade seja atingida. Algumas delas são:

  • Oxidação;
  • Coagulação;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Flotação;
  • Filtração;
  • Desinfecção, entre outras.

Se a água é obtida através de lençóis subterrâneos, o tratamento é feito com a aplicação de cloro para a desinfecção da mesma.

Desse modo, após a finalização do tratamento a água é encaminhada para os reservatórios, para manter a regularidade do abastecimento ou para suprir emergências.

De toda forma, é necessário um projeto muito bem elaborado para que a pressão da água seja considerada ideal em todos os pontos do trajeto.

Conclusão

Por ser uma estrutura grandiosa e complexa, o sistema de abastecimento deve seguir padrões para garantir a segurança da água para toda a população. É a partir disso que a sua distribuição será realizada de forma igualitária para todos.

Summary
Como funciona o sistema de abastecimento de água?
Article Name
Como funciona o sistema de abastecimento de água?
Description
Para garantir que a água doce que é encontrada na natureza seja considerada excelente para consumo, o sistema de abastecimento de água fornece os elementos necessários para esse processo.
Author
Publisher Name
Forte Azul
Publisher Logo